Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Techno News

Parque Tecnológico

BH-Tec na reta final para início de operação

A inauguração do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec) está próxima. O término das obras do edifício institucional previsto para agosto determina a entrada em operação do BH-Tec.

O prédio institucional é o primeiro de uma série de edificações previstas para o parque cujo plano diretor estabelece três setores, o Institucional, o de Comércio e Serviços e de Pesquisa e Desenvolvimento, distribuídos em uma área de 185 mil m² destinada à construção do empreendimento. O BH-Tec está localizado ao lado do Campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em uma área de 535 mil m² cedida pela UFMG e deste total, 350 mil m² são áreas de preservação ambiental


Considerado um empreendimento estratégico para a produção de tecnologia avançada no estado, o BH-Tec é fruto da parceria entre o governo do Estado, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Inicialmente, 15 empresas irão se estabelecer no BH-Tec em cerca de 2.500 m² do prédio institucional, que tem cinco andares dedicados a escritórios, auditório e salas de reunião, e mais quatro andares com 4.500 m² de garagem. Outras empresas de renome mundial e com grande potencial tecnológico estão em fase de avaliação para futura participação no Parque Tecnológico BH-Tec.

As primeiras empresas do BH-Tec

Usiminas

O Centro de Tecnologia Usiminas – Unidade Belo Horizonte (CTU-BH) integra a estratégia de Pesquisa e Inovação da Usiminas, estabelecendo um centro de excelência em P&D nos temas: beneficiamento de minérios, aproveitamento de recursos hídricos, resíduos e rejeitos e otimização de processos industriais e logísticos. A atuação do CTU-BH tem como premissa a construção de uma rede tecnológica sustentável para cooperação entre Empresa, Universidades e Instituições de Ciência e Tecnologia.
Em face da importância da Usiminas no contexto tecnológico nacional, a empresa é considerada âncora no empreendimento do Parque pelo para Conselho Técnico-Científico do BH-Tec.


ATI

Empresa mineira que atua em pesquisa, desenvolvimento, industrialização e comercialização de equipamentos eletro-eletrônicos de automação e de telecomunicações. Há 25 anos desenvolve soluções, utilizando tecnologia de ponta, para a supervisão de redes e plantas de energia elétrica e telecomunicações, além de equipamentos e sistemas para a segurança corporativa.

Ecovec

A empresa nasceu na UFMG a partir do Fundo FINEP Verde Amarelo para cooperação universidade-empresa. As tecnologias da Ecovec são desenhadas para aplicação na saúde pública brasileira, estimulando a pesquisa na universidade e devolvendo suas aplicações em serviços para a população.
Desenvolve soluções em vigilância epidemiológica para a saúde pública, com foco na dengue, com destaque para a tecnologia – o MI Dengue – que conquistou prêmio internacional (Tech Museum Awards). No BH-Tec, a Ecovec prestará serviços de diagnóstico por biologia molecular, para análise viral nos Aedes Aegypti coletados semanalmente pelo Monitoramento Inteligente da Dengue.

ENACOM

Formado por uma equipe de pesquisadores com diversos mestres e doutores, o ENACOM desenvolve soluções computacionais utilizando as mais modernas técnicas de otimização multiobjetivo, inteligência computacional e simulação numérica. A empresa provê soluções inovadoras para o setor elétrico (geração, comercialização, transmissão e distribuição), projetos de dispositivos eletromagnéticos ótimos (motores, antenas e GPR), modelagem e otimização de processos siderúrgicos e de logística em exploração de petróleo e recursos minerais.

Instituto EBT

O Instituto para o Desenvolvimento de Empresas de Base Tecnológica (IEBT) é uma empresa de consultoria e investimento, com enfoque em gestão de Empresas de Base Tecnológica (EBTs). A competência em métodos e técnicas de Gestão de Desenvolvimento de Produtos e Gestão de Operações são traços distintivos do Instituto EBT. Nesse sentido, os serviços incluem a elaboração de EVTECs e Planos de Negócio Estendidos, captação de recursos, planejamento e implementação de Sistemas de Gestão da Inovação, Gestão da Produção e Gestão da Logística.

Invent Vision

A Invent Vision é única fabricante brasileira de câmeras industriais inteligentes e emprega alta tecnológica no desenvolvimento destas e algoritmos embarcados para “visão de máquina”. Possui diversas patentes e atua no segmento industrial desenvolvendo soluções completas para inspeção, monitoramento e controle de processos. Os mercados de atuação são: Óleo e Gás, Siderúrgico, Mineração, Automotivo. As soluções comercializadas se diferenciam pela customização, tecnologia e robustez na solução de problemas complexos inerentes ao processo produtivo dos clientes, aumentando a sua segurança, produtividade e qualidade.

Labfar

Labfar é uma empresa dedicada à pesquisa, desenvolvimento e inovação incremental e radical de produtos voltados para a saúde humana e prestação de serviços tecnológicos para indústrias farmacêuticas e correlatas. A empresa atua em três áreas de negócios: inovação incremental e radical em nanobiofarmacêutica, prestação de serviços tecnológicos nas áreas química, farmacêutica e nanobiotecnológica e gestão tecnológica (propriedade intelectual, transferência de tecnologia, gestão de PD&I). A Labfar nasceu como um spin-off do INCT em Nanobiofarmacêutica, criado em 2009 com apoio do CNPq.

Labtest

A Labtest, fundada em 1971, é pioneira no Brasil no desenvolvimento de produtos e tecnologias de automação para diagnóstico in vitro (IVD). Localizada em Lagoa Santa/MG, possui uma unidade produtiva de 5.500 m² e 141 funcionários. O Centro de P&D Labtest atua no desenvolvimento de tecnologias em IVD com foco nas áreas de bioquímica, imunoensaio e biologia molecular. A Labtest introduziu diversas inovações tecnológicas no mercado brasileiro de IVD e é a maior empresa brasileira em seu segmento.

Neocontrol

A Neocontrol é uma empresa brasileira voltada para o desenvolvimento e fabricação de produtos para automação residencial. A integração direta dos produtos da empresa com a rede de dados permite a utilização de múltiplas interfaces para controle, monitoramento e integração residencial com excelente relação custo-benefício.




St. Jude Medical Brasil

Empresa como atividade voltada para o desenvolvimento de tecnologia e fabricação de produtos médicos, sobretudo na área cardiovascular. Os itens principais são as válvulas cardíacas artificiais (biológicas e mecânicas) e os dispositivos de eletroestimulação (marcapasso). Conta com uma fábrica instalada em Nova Lima (MG) e possui grande interação com a UFMG.

Takenet

Atua no segmento de Serviços de Valor Agregado (SVA) para Telefonia Celular no Brasil, trabalha como provedora de serviços multimodais, integrando serviços de dados, conteúdo, voz e vídeo às operadoras de telefonia, empresas, anunciantes e patrocinadores. Seu portfólio conta com clientes importantes e atua também no mercado internacional.

Mundus Carbo

Empresa mineira de prestação de serviços na área ambiental. Desenvolve projetos de sustentabilidade com foco na redução das emissões de gases de efeito estufa (com a geração de créditos de carbono e sua comercialização), inventário desses gases e consultoria em tecnologias ambientais que levem a economia de baixo carbono. Tem forte penetração internacional e vínculos sólidos com entidades de ciência e tecnologia.

Zunnit

A Zunnit é uma empresa de tecnologia voltada para Sistemas de Recomendação. Atua no desenvolvimento de infra-estrutura de software para suporte à construção de sistemas baseados em recomendação de conteúdos digitais. Em tais sistemas, itens de informação (notícias, vídeos, livros, etc.) de interesse do usuário são entregues de maneira autônoma, ao contrário dos sistemas tradicionais onde o usuário busca informação. A tecnologia Zunnit tem sido empregada em produtos eficazes para lidar com a abundância de informação disponível na Web.

Techno News – junho / 2011
  Pesquisa - Petrobras e UFPE inauguram laboratório para monitoramento ambiental marinho
  Pesquisa & Tecnologia - Nova gestão do IPT: o impacto e a relevância do IPT, agora e no futuro
  Dutos - CTDUT inaugura laboratório de proteção catódica e revestimentos
  Biodiesel - Petrobras e UFRN inauguram planta piloto para cultivo de microalgas para biodiesel
  Química de Petróleo - Inaugurado um dos maiores laboratórios de pesquisa em química de petróleo
  Laboratório de Rochas - Petrobras inaugura laboratório didático para análise de rochas
  Fertilizantes - Petrobras e UFBA inauguram laboratório para pesquisas de fertilizantes
  Pesquisa na Antártica - Motogerador começa a operar na Antártica com etanol fornecido pela Petrobras
  Inovação - Prêmio FINEP de Inovação
  Pesquisa Aplicada - Pesquisa aplicada conquista mais espaço no IPT
  Pesquisa - Petrobras e UFC inauguram Núcleo de Pesquisas e Lubrificantes
  Ciência sem Fronteiras - Petrobras financiará cinco mil bolsas de estudo para Ciência sem Fronteiras
  Pesquisa na Antártica - Do INPE, módulo Criosfera 1 segue para Antártica
  Jovens Pesquisadores - Projeto-piloto de Mentoring busca amadurecimento profissional dos jovens pesquisadores do IPT
  Pesquisa - Petrobras e UnB inauguram novos laboratórios do Instituto de Geociências
  Combustíveis - Petrobras e UFMG inauguram laboratórios para desenvolvimento de combustíveis
  Tecnologia - Criação de Centro Tecnológico de Helicópteros em Itajubá (MG)
  Pré-sal - Pesquisa da UnB ajuda a identificar áreas com potencial petrolífero na camada pré-sal
  Laboratório de Corrosão - Petrobras e UFC inauguram Laboratório de Corrosão no Nordeste
  Monitoramento - INPE desenvolve modelo para localizar origem da fumaça
  Financiamento - CMN amplia prazo de financiamento para atividades de inovação
  Pesquisa - Destaques obtidos pelos Institutos de Pesquisa do MCTI
  P&D Furnas - Furnas: 21 projetos de Pesquisa e Desenvolvimento
  Bioquerosene de aviação - INT e IME desenvolvem bioquerosene de aviação
  Ciência & Tecnologia - Ciência, Tecnologia e Inovação
  Tecnologia Naval - Pernambuco e Finlândia, interesses comuns na área naval
  IPT Pesquisa - Inovação em grandes projetos
  Petróleo & Gás - Inovar para crescer
  Parque Tecnológico - Projeção Internacional do Parque Tecnológico do Rio
  Engenharia - Faculdade de Engenharia Mecânica - UFU
  Engenharia - Escola Politécnica da Bahia