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Techno News

Prosub-EBN

O contexto administrativo da obra

Até o final de 2012, o contingente de mão de obra no empreendimento do Prosub-EBN totalizou 7.200 pessoas, sendo 5.600 integrantes diretos e 1.600 indiretos. Com o início da construção do Estaleiro, estima-se que em 2014, quando a obra atingir o seu momento de pico, o total de integrantes chegará a 9.000 homens.

Para o desenvolvimento desta nova etapa do Prosub e o atendimento a este volume de pessoas na obra, a Odebrecht estuda uma nova configuração para o canteiro, com a permanência ou a transferência para a Área Sul de setores localizados até então no canteiro de obras montado próximo à UFEM. “O novo lay out com a distribuição das áreas administrativas e operacionais ainda está em estudo, pois esta definição envolve aspectos logísticos e de estrutura específicos da obra e também da mão de obra, tais como, saúde, segurança, cozinha, refeitório, entre outros”, expões Kid Meirelles Filho, Gerente Administrativo Financeiro da Odebrecht para o Prosub-EBN.

A organização do canteiro é apenas uma entre as diversas atribuições desta Gerência cuja responsabilidade de administração da obra, engloba as áreas: Financeira; Suprimento; TI; Recursos Humanos; Meio Ambiente; Saúde; Segurança; e Responsabilidade Social.

“Atualmente, o papel de um Gerente Administrativo em uma obra da Odebrecht é zelar pela segurança empresarial, ou seja, buscar o que é correto e positivo nas atividades da empresa e na sua relação com a comunidade interna e externa. Nossa função é, portanto, dotar a obra das condições necessárias e seguras para o seu desenvolvimento, o que envolve os aspectos fiscais, trabalhistas e sociais do contrato da Odebrecht com a Marinha para o Prosub-EBN”, explica Kid Meirelles.

Kid Meirelles assinala ainda que de todas as áreas da empresa, a Financeira é única que não é descentralizada, sendo o trabalho desenvolvido pela Gerência neste campo rigorosamente conduzido a partir de um planejamento e uma programação financeira. “Este procedimento requer um acompanhamento intenso e diário entre o custo e o gasto para assegurar o equilíbrio do caixa. Existe um contrato, uma planilha, um serviço, um planejamento e o repasse dos recursos, e no Prosub-EBN tudo isto está sendo rigorosamente honrado pela Odebrecht e pela Marinha.”



Em relação aos Recursos Humanos, os diversos programas implementados pela Odebrecht no Prosub visam promover a convivência saudável e segura entre milhares de pessoas; a motivação e a capacitação da mão de obra em todos os níveis; e, a melhoria permanente das condições de trabalho. Entre estas iniciativas, destacam-se os programas:

- ‘Café com Líder’ – mensalmente, 20 integrantes da obra, escolhidos aleatoriamente, são convidados a participar deste café junto com o Diretor de Contrato, o Gerente Administrativo Financeiro e outros líderes da Odebrecht. Esta reunião que é coroada com um café é uma oportunidade para que integrantes e gestores possam dialogar diretamente com mais tranqüilidade, apresentando, de um lado, as sugestões, reclamações e dúvidas, e de outro, ouvindo e ponderando as questões levantadas, criando-se assim um elo de co-responsabilidades pelo sucesso do empreendimento.

- ‘Manual de Liderança’ – durante três meses, os encarregados da obra do Prosub-EBN se reuniram para discutir o papel e a postura do líder na Organização. No final deste período, os participantes determinaram 18 princípios a serem seguidos por cada líder. Decorridos alguns meses de implantação, os participantes consideram este manual “como a prática ideal para a aplicação na formação, no desenvolvimento e na gestão de pessoas e ainda um estímulo ao comprometimento com os resultados que precisam realizar.”

- ‘Educação Orçamentária’ – com o objetivo de auxiliar o integrante da obra na administração de sua renda pessoal, promovendo a sua conscientização e treinamento sobre a importância do controle financeiro consciente, este programa promove palestras sobre diversos aspectos da economia, explicando, por meio de uma cartilha em linguagem acessível, as questões que envolvem o consumo, o planejamento das despesas e o controle dos gastos. Este é um programa educacional e, visto sob outro prisma, também de segurança do trabalho, já que os problemas financeiros muitas vezes interferem na tranqüilidade das pessoas e, por conseguinte, na atenção e concentração de suas atividades no trabalho.

- ‘Fidelidade à UFEM’ – voltado especificamente para as obras da UFEM, este é um programa de incentivo à assiduidade e à motivação no trabalho. Os integrantes da obra que cumpriram os critérios do programa em determinado mês, recebem um cupom para concorrer ao sorteio mensal de vários itens, como geladeira, televisão, notebook, entre outros. Sendo o sorteio acumulativo, o programa permite a participação de todos os que foram assíduos, independente do mês de apuração. No final de 2012, os principais prêmios serão: uma motocicleta e uma passagem com acompanhante para Salvador com R$ 1.500,00 para as despesas.

- ‘Kit Lata’ – criado para os integrantes desligados da obra em face do término da frente de serviço, este programa visa a valorização daqueles que foram bem avaliados em suas atividades durante o período de permanência na obra. Além de um bônus, estes integrantes recebem um Kit Lata (uma denominação que remonta à expressão “amarrar a lata”, utilizada pelos trabalhadores da construção civil e que significa demissão). Este Kit Lata contém uma camiseta da obra e um cartão personalizado assinado pelo Gerente e Diretor da obra, o que para os ex-integrantes representa um atestado de sua participação na obra do Prosub-EBN e uma referência para novas oportunidades de trabalho.

Kid Meirelles assinala que alguns destes programas implementados pela área Administrativa e Financeira da Odebrecht no Prosub-EBN foram criados pelo próprio pessoal da obra e outros são provenientes de experiências em canteiros da Odebrecht pelo Brasil. “Três vezes ao ano, a Organização promove o encontro de GAFs – Gerente Administrativo Financeiro – nos quais temos oportunidade de trocar informações e idéias desde os aspectos mais simples da obra, como quadro de avisos, até questões mais complexas envolvendo condutas e modelos gerenciais. Temos também um canal de comunicação interna via caixa de e-mail de GAFs, por meio do qual os gerentes mantêm um contato contínuo entre si.”

Techno News - dez/2012
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